Andressa Carvalho

Artista Plástica e Ecodesigner

Ousada, criativa e talentosa, a artista de senso estético apurado,  cria objetos de decoração, acessórios femininos  e cenografias também reaproveitando materiais que seriam descartados no lixo.  Resíduos de papel, telas, luminárias, utensílios domésticos, madeira, tecido e tudo  mais que possa  ser transformado, reinventado  e continuar vivo, vira arte nas mãos  habilidosas de Andressa. E tudo isso  de uma maneira sustentável, colaborativa e inovadora.

Estudou pintura, restauração e História da Arte. Desenvolve projetos sócio-ambientais para instituições desde 2011,  e produz arte sustentável desde 2007, onde iniciou sua carreira participando  do projeto  “TERRA DEUSA”, em São Sebastião/SP. Ministrou  inúmeras oficinas de reciclagem com papel, moda ecológica e reciclagem orgânica.

Desenvolveu    produtos  como sousplats feitos com jornal, porta guardanapo feitos com garfos usados, sacolinhas feitas de revistas e muito mais. Seu trabalho pode ser apreciado  na decoração sustentável e aconchegante do  Quiosque Philosofy, primeiro restaurante orgânico e sustentável de São José dos Campos, cidade localizada no estado de SP, onde Andressa presta serviços há 5 anos.

A peça da artista plástica Andressa de Carvalho  que está em  maior evidência no momento  é a  linda Clutch de papel,  feita com  material gráfico  descartado (geralmente revistas de design, moda, fotografia,  viagem e decoração). Este  acessório feminino  é trendy, chic, exclusivo e colorido. Foi desenvolvida com a proposta de uma arte alternativa  para reduzir o lixo que vai para os aterros,  e também com o intuito de  promover o consumo consciente e  manter viva a arte gráfica da revista. Mulheres antenadas, de atitude e com muito estilo,  se apaixonarão por esse acessório que vai muito além da beleza e do trabalho minucioso da artista.

Andressa trabalha fazendo parcerias com micro e pequenas empresas que contratam seus serviços para dar um destino adequado aos seus resíduos  ou  compram sua arte (embalagens, decoração, acessórios de moda, homeware).  As clutches  e outros produtos da artista também fazem parte de um  trabalho de inclusão social  em parceria com algumas instituições e ongs  do Vale do Paraíba, fazendo sua parte em responsabilidade sócio-ambiental.  Alguns parceiros são:  Centro de Empregabilidade do Hospital Pro Visão e a Casa Recomeço do Instituto Oncológico do Vale (IOV).

Andressa também projetou e executou a instalação de cenários para  espetáculos e shows, como os da artista Cintia Jardim, onde  pesquisou materiais sustentáveis específicos, de acordo com as características  e necessidades do evento. No momento  é colaboradora do programa televisivo Planeta Vanguarda, na Rede Globo (TV Vanguarda), no bloco “Eu que fiz”, com dicas para  produzir artesanato sustentável.

"Eu faço arte sustentável pelo desafio de trabalhar com o que é inusitado, com o que é descartado. Pela magia de criar o novo a partir do velho, de fragmentar o pesado e restabelecer a leveza." Andressa Carvalho.