Ana Paula Caribé

Relações Públicas e Designer de Eventos

Advogada formada pela Faculdade Milton Campos, de Minas Gerais, especialista em Direito Ambiental pelo Senac-SP e em Direito Administrativo com ênfase em Administração Pública pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo. Além disso, é Pós-Graduada em Comunicação Empresarial e Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero/SP.
Trajetória “verde”

Por dois anos consecutivos, 2007 e 2008, Ana Paula Caribé coordenou a equipe da Ambiente Global que atuava na ocasião o programa de gestão dos resíduos da Super Casas Bahia, maior loja sazonal do mundo com mais de 150 mil metros quadrados, no Pavilhão do Anhembi, capital paulista. Em resumo, todo o lixo gerado no evento – entre papelão, papel, plástico, metal e vidro – foi separado em estações de coleta seletiva e lixeiras padronizadas e, posteriormente, encaminhado à cooperativa que atende a famílias de baixa renda.

A maior feira de hotelaria e gastronomia da América Latina, a Nova Equipotel, em 2007 e 2008, também contou com a instalação de coletores seletivos no pavilhão. No último ano, a programação dos simpósios do Equip Conference incluiu o tema “hotel verde”, com organização do programa por Ana Paula Caribé, então Diretora da Ambiente Global, além de palestra sobre marketing responsável e sustentabilidade. E mais, no evento simultâneo Equip Design, a produtora também assessorou arquitetos e decoradores na elaboração de projetos seguindo as diretrizes socioambientais

Em setembro 2008, Ana Paula Caribé coordenou a equipe da Ambiente Global, que atuou no programa de gestão sustentável do XXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Evento promovido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), na capital federal, Brasília, possui repercussão internacional e se trata do maior encontro psiquiátrico anual da América Latina. Entre as ações socioambientais promovidas, estão o trabalho de comunicação e conscientização dirigido a expositores, montadores e público geral, manejo responsável dos resíduos, plano com metas de redução de consumo de materiais, água e energia, e neutralização das emissões de CO2 por meio do plantio de árvores.

Em 2007 e 2008, Ana Paula Caribé coordenou a equipe da Ambiente Global que atuou no planejamento e produção das edições da Couromoda Sustentável. As ações representaram um verdadeiro avanço nos “eventos limpos” no setor como um todo. Isso porque além do gerenciamento correto e legal dos resíduos, orientação especifica para os públicos internos e externos, e neutralização das emissões de gás carbônico geradas no período, o evento contou no último ano com a 1ª Edição do Prêmio de Boas Práticas Socioambientais – com a inscrição de 25 cases de empresas brasileiras – e, também, a Campanha Couromoda 35 anos – 10.000 árvores, em que pessoas físicas e jurídicas tiveram a oportunidade de escolher a cota desejável e realizar o pagamento online no portal da feira, além de ter acesso ao projeto no próprio lounge socioambiental no pavilhão.

Em 2007, Ana Paula Caribé coordenou a equipe da Ambiente Global que atuou no planejamento e produção da primeira Hospitalar & Odonto Brasil Sustentável. O evento contou com importantes diferenciais: a gestão dos resíduos, diálogo com as partes interessadas (prestadores de serviços, expositores, visitantes e imprensa), metas contra desperdício no consumo e neutralização das emissões de CO2. Outro avanço significativo foi a produção de um relatório com todos os indicadores socioambientais relatados em detalhes, inclusive com o número de pessoas beneficiadas pelo trabalho de triagem e destinação dos resíduos pela cooperativa participante.
De 2006 a 2008, Ana Paula Caribé, enquanto Diretora da Ambiente Global produziu os seguintes eventos:

De 2009 até a presente data, Ana Paula Caribé, enquanto Diretora da Conceito Eco, realizou os seguintes projetos e eventos: